quinta-feira, 16 de abril de 2015

Aumentando as Defesas do Organismo.


Goiaba




Descubra como a goiaba reforça as defesas de seu organismo e traz muito mais saúde para o seu dia-a-dia
Com um aroma inconfundível, a goiaba reúne três qualidades que a colocam entre as frutas tropicais ideais para garantir a saúde do organismo: baixo teor calórico,poder antioxidante e boa quantidade de fibras solúveis.
Uma força na dieta Quem está acima do peso já pode comemorar. A goiaba é mais uma aliada na luta contra a balança. Em 100g do tipo vermelho da fruta há apenas 54 calorias, uma opção para os lanches entre as refeições principais ao longo do dia.
Mas os benefícios não param por aí. As fibras, em boa quantidade na casca e polpa da fruta, ainda garantem a sensação de saciedade, ou seja, ao consumi-la você não sentir a fome bater tão cedo.
A cor da saúde “O principal composto funcional presente na goiaba é o licopeno, que confere a cor vermelha à fruta. Ele é um poderoso antioxidante, que mantém a juventude das células e previne contra o surgimento de câncer”, esclarece a nutricionista Elizabete Elvira De Paola, da Vital Nutri.
O licopeno ganha um reforço com a grande quantidade de vitamina C da fruta, também um poderoso antioxidante, que da mesma forma age contra os radicais livres. Quem ganha é o organismo, uma vez que fica protegido do envelhecimento celular e outras mutações que podem desencadear o câncer, por exemplo, entre outras doenças.
De bem com o intestino As fibras, presentes na casca e polpa da fruta, aliadas aoconsumo regular e abundante de líquidos (o ideal é consumir até 2 litros de água por dia) aumentam o bolo fecal e reduzem a prisão de ventre.
“Por ser rica em fibras, ela ajuda no funcionamento do intestino. Sem falar que alguns estudos mostram que médicos a indicam como antibiótico a crianças, para combater as bactérias que estão no seu intestino, conferindo, assim, seu poder bactericida”, ressalta Elizabete De Paola.
Outros benefícios A goiaba ainda se apresenta como fonte de vitamina A, que garante a saúde dos olhos e aumenta a imunidade; vitaminas do complexo B, principalmente a niacina, que previne as dores de cabeça de enxaqueca,indigestão, diarréia, entre outros problemas; e a vitamina C. “Por ser rica emvitamina C, a goiaba é uma forte arma na proteção contra infecções, processos alérgicos e fadiga”, esclarece a nutricionista Andréia Gomes.
A fruta também apresenta um mineral bastante importante em sua composição, opotássio, que participa das contrações musculares, equilibra a quantidade de líquidos no corpo e regula a pressão arterial.
Cada 100g da fruta contém: VERMELHA OU BRANCA?
Calorias 54kcal Apesar de concentrar os mesmo nutrientes, alguns deles em quantidades superiores, como é o caso do mineralpotássio (220mg em 100g da fruta), o tipo branco não contém o licopeno, substância aclamada por seu poderantioxidante, ou seja a capacidade decombater os radicais livres. A dica é variar entre os dois tipos, para não deixar de aproveitar os benefícios de nenhuma das especialidades.


Na hora da compra, para não se confundir, preste atenção na coloração da casca da goiaba. Se tiver um verde bastante claro, é o tipo branco; já com a cor verde mais viva caracteriza a vermelha.
Carboidrato 13g
Proteína 1,1g
Fibra Alimentar 6,2g
Lipídeos 0,4mg
Fósforo 15mg
Potássio 198g
Manganês 0,09mg
Ferro 0,2mg
Zinco 0,1mg
Vitamina B6 0,03mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO
Cada 100g da fruta contém:VERMELHA OU BRANCA?
Calorias 54kcalApesar de concentrar os mesmo nutrientes, alguns deles em quantidades superiores, como é o caso do mineralpotássio (220mg em 100g da fruta), o tipo branco não contém o licopeno, substância aclamada por seu poderantioxidante, ou seja a capacidade decombater os radicais livres. A dica é variar entre os dois tipos, para não deixar de aproveitar os benefícios de nenhuma das especialidades.
Na hora da compra, para não se confundir, preste atenção na coloração da casca da goiaba. Se tiver um verde bastante claro, é o tipo branco; já com a cor verde mais viva caracteriza a vermelha.
Carboidrato13g
Proteína1,1g
Fibra Alimentar6,2g
Lipídeos0,4mg
Fósforo15mg
Potássio198g
Manganês0,09mg
Ferro0,2mg
Zinco0,1mg
Vitamina B60,03mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO
 

Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, clicksaude.blogspot.com.br/

Como Elevar o Nível de Plaquetas no Sangue Naturalmente

Alimentos que aumentam as Plaquetas


O processo de coagulação do sangue é uma das funções fundamentais das plaquetas no nosso organismo. A contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas várias patologias podem fazer com que os níveis desçam podendo ocorrer uma hemorragia interna. 

Uma contagem de plaquetas baixas é um assunto sério que requer supervisão médica, mas na sua alimentação poderá encontrar uma ajuda extra.

Fatores que diminui as plaquetas no organismo:

  • Infecções graves, a doenças como a Dengue
  • Doenças do baço 
  • Anemia hemolítica 
  • Carência de vitamina K
  • Doenças mais graves como a leucemia 
  • Tratamento de quimioterapia
Nos casos de anemia é necessário aumentar o consumo de ferro, pois as plaquetas baixas causam fadiga e sonolência. Estes alimentos aumentam o nível de hemoglobina do sangue circulante e ajuda a combater a causa dos baixos níveis de plaquetas.

 Deverá incluir na dieta alimentos ricos em ferro :
  • Espinafres, 
  • Agrião, 
  • Lentilhas, 
  • Pimentão vermelho,
  • Fígado boi
  • Carne magra
  • Goiaba
  • Cenoura, 
  • Beterraba 
  • Aipo
  • Ovos
vitamina K melhora o sistema imunológico e é encontrada nas folhas verde escuro de vegetais. 
  • Couve 
  • Espinafre
  • Brócolis 
  • Alface  
  • Repolho
Frutas ricas em Vitamina K :
  • Mamão
  • Passas
  • Melão
  • Laranja
  • Ameixa
  • Coco
  • Abacate 
  • kiwi
  • Banana
  • Uva
  • Amora
A vitamina K é conhecida pelo seu papel em ajudar a coagulação sanguínea. Tomar antibióticos, passar por tratamento radioativo ou tomar outros medicamentos de terapias extremas podem matar as bactérias do intestino que naturalmente produzem vitamina K. Suplementar com folhas verdes pode reintroduzir a vitamina ao corpo e permitir a formação sanguínea e coagulação a se desenvolverem normalmente.

O alho também é um alimento ideal para subir as plaquetas, ótima fonte de vitamina C, contendo 71% da ingestão diária dessa vitamina em uma porção. O alho também funciona como anticoagulante (anêmicos ou quem tomam remédios para afinar o sangue devem tomar cuidado com a ingestão de alho).



A vitamina C é uma grande aliada para aumentar a contagem de plaquetas, pode obtê-la em frutas como;
  • kiwi, 
  • Morangos,
  • Laranjas,
  • Limão.
  • Acerola
Alimentos ricos em antioxidantes como:

  • Tomates, bagas e nozes-  melhoram o sistema imunológico combatendo o dano celular causado pelos radicais livres perigosos. 
Com antioxidantes suficientes no corpo, o desenvolvimento de radicais livres é diminuído e o sistema imunológico pode focar em combater o desenvolvimento de doenças crônicas ou o reparo celular. 

A vitamina C também possui propriedades antioxidantes assim como a vitamina E, encontrada na abóbora, brócolis e cenouras. Melhorar o sistema imunológico com antioxidantes permite que o corpo foque na regeneração de plaquetas.

Alimentos que contem Ômega 3 e ácidos graxos que podem aliviar a inflamação no corpo. Isso é benéfico para aqueles que têm baixo número de plaquetas. Esses alimentos anti-inflamatórios lutam contra o inchaço no corpo, permitindo que o sangue e o sistema imunológico façam outras coisas, como produzir plaquetas. 

Ácidos ômega 3 podem aumentar a circulação no corpo e até mesmo baixar a pressão, mas seu uso deve ser monitorado cuidadosamente pois alguns ácidos graxos podem na verdade inibir a coagulação de sangue sem que afetem diretamente as plaquetas.

Use o óleo de fígado de bacalhau ou de óleos de semente de linho, fortalecem o sistema imunológico, reduzem a inflamação, melhora a circulação e aumenta a sua taxa do bom colesterol.

Suplementos vitamínicos e minerais tomados regularmente, irá também melhorar a sua imunidade e capacidade orgânica para combater doenças que podem agravar na queda de plaquetas. 


Consumir frequentemente leite e produtos lácteos é importante, pois são fontes naturais de cálcio, que é essencial para manter a medula óssea de boa saúde.


Afaste-se dos alimentos que contêm gorduras saturadas e álcool, eles afetam substancialmente o funcionamento do fígado podendo piorar o quadro. Ainda sobre as precauções, evite esportes ativos que envolvam algum risco de lesões ou atividades que ofereçam riscos de acidentes cortes, evitando assim hemorragias que sequestram plaquetas para o local, reduzindo mais ainda a quantidade deste componente sanguíneo na corrente circulatória.

    Dicas:

    Coma alimentos que contenham ácidos graxos ômega-3. Exemplos desses tipos de alimentos incluem peixes, ovos de galinhas que não sejam criadas em cativeiro (também conhecidas como ovo de galinha pé duro ou caipira), óleo de linhaça, atum e salmão selvagem. Alimentos com ácidos graxos Ômega-3 impulsionam o seu sistema imunológico e podem, naturalmente, aumentar os níveis de plaquetas.

    Raise Blood Platelet Level Naturally Step 2.jpg


    Ingira suplementos vitamínicos e minerais. Esta é uma opção ideal se você não dá importância a frutas ou vegetais específicos.Tome 1.000 IU (medida internacional para certos compostos orgânicos, tais como vitaminas) de vitamina C diariamente. Esta vitamina é solúvel em água, de modo que é absorvida pelo corpo imediatamente. Este suplemento ajuda a fortalecer o sistema imunológico e pode aumentar a sua contagem de plaquetas naturalmente.
    Beba o extrato amargo das folhas de mamão. Compre 2 folhas, amasse-as com um pilão e beba o extrato. Duas folhas devem render 2 colheres de sopa de extrato.
    Raise Blood Platelet Level Naturally Step 3.jpg


    Beba água aquecida. A água fria pode diminuir o ritmo do seu aparelho digestivo, o que pode afetar a maneira do seu corpo de absorver nutrientes. As células do sangue são feitas de água e proteína, por isso, se você beber mais água, você vai produzir mais células do sangue.Raise Blood Platelet Level Naturally Step 4.jpg

    FONTES:

    http://pt.wikihow.com/Elevar-o-N%C3%ADvel-de-Plaquetas-no-Sangue-Naturalmente

    http://clicksaude.blogspot.com.br/

    Projeto de Português de Incentivação da Leitura

    Projeto de Leitura da professora Viviane Rasga
    Primeira Semana
    IT- A Coisa/ Stephen King
    3MIN1/ 2015




    Uma homenagem para o   amigo, colega Vitor Hugo Nascimento que colaborou muitíssima dedicação a confecção da vestimenta do palhaço..

    E a Maira Martins que foi a maquiadora dos nossos personagens.
    E um obrigados a todos os alunos que ajudaram a montagem da sala.
    E agradecer a professora Viviane que mesmo doente compareceu a nossa apresentação!
    Obrigado a todos!


    Ariane Novaes