terça-feira, 28 de abril de 2015

Sal Disfarçado

Sal

Uma alternativa para eliminar o excesso de sódio no dia-a-dia ..
Bata no liquidificador uma colher (chá) de manjericão, uma colher de orégano, e uma de raspa de limão ralado.
Pronto:

Você t em uma mistura que substitui o sal, e pode temperar qualquer alimento.

Benefícios do Inhame e Receitas

Benefícios do Inhame


*O INHAME LIMPA O SANGUE
Os hidratos de carbono e a fibra do Inhame retardam a taxa com que os açúcares são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea.
Além disso, porque o Inhame é rico em fibras, quando ingerido dá uma sensação de saciação. E mais uma vantagem, o inhame é uma boa fonte de manganésio, um mineral que ajuda no metabolismo dos hidratos de carbono e é um co-fator de várias enzimas importantes na produção de energia e de  defesas antioxidantes.
É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.
*O INHAME REDUZ O RISCO DE DOENÇA CARDÍACA
O Inhame é uma boa fonte de vitamina B6. A vitamina B6 é necessária para o corpo a eliminar uma substância chamada homocisteína, que pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos. Uma ingestão frequente de vitamina B6 reduz o risco de doença cardíaca.
O Inhame é uma boa fonte de potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. A baixa ingestão de alimentos ricos em potássio, especialmente quando combinada com uma alta ingestão de sódio pode provocar hipertensão.
*FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.
*O INHAME AJUDA CONTRA ESPASMOS
Seus usos tradicionais incluem o tratamento de cólicas, espasmos musculares, asma. As suas propriedades Antiespasmódicas e anti-inflamatórias tornam-o útil para tratar cãibras no estômago.
*EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.
Tabela Nutricional
136 GRS/ 158.35 Calorias
Nutrientes
Quantidade
DDR (%)
Densidade do nutriente
Class.

vitamina C
16.46mg
27.4
3.1
bom
potassio
911.20mg
26.0
3.0
bom
magnésio
0.50mg
25.0
2.9
bom
fibras
5.30g
21.2
2.4
bom
vitaminas B6 (antioxidante)
0.31mg
15.5
1.8
bom
Agora algumas Receitas
Suco de inhame




 Uma maçã, um limão, um inhame pequeno ou metade de um médio da variedade conhecida como japonês ou paulista, meio litro de água se quiser adoçar, use mel ou açúcar mascavo. Esprema o limão pique a maçã e o inhame, bata tudo no liquidificador e sirva com ou sem gelo.
**Suco pode ser consumido diariamente**

Vitamina com inhame


Ponha no liquidificador um inhame, uma cenoura, alguns ramos de salsa (ou outra folhinha verde, como coentro ou hortelã) e o suco de duas laranjas, com mais água se desejar. Tudo cru. Dá para dois copos.
Ou ponha no liquidificador meio inhame ou inhame pequeno com banana e mamão com leite adoce a vontade como preferir bata tudo se quiser sirva-se com gelo. 

Pastinhas de inhame


São ótimas para passar no pão e substituem muito bem as pastas de queijo nas festas. A base é um purê de inhames cozidos e amassados, ao qual se acrescentam azeite ou manteiga, folhas verdes picadinhas (salsinha, manjericão, coentro, cebolinha) ou orégano; uma beterraba cozida e batida no liquidificador com inhame e um tantinho de água vai produzir uma pasta rosada; inhame batido com azeite, alho, água e sal faz uma delícia de molho tipo maionese. Use a criatividade e ofereça aos amigos uma coisa nova de cada vez!

Bolo salgado de inhame

Deixe de molho duas xícaras de triguilho durante duas ou três horas e esprema; junte a duas xícaras de inhame cozido e duas de farinha de arroz. À parte, refogue alguns legumes com um pouco de tempero, mas não deixe cozinhar. Tire do fogo e misture à massa. Ponha numa fôrma untada, espalhe queijo ralado por cima e leve ao forno alto por quinze minutos; aí ponha a chama, em ponto médio e deixe mais quinze minutos. Cheirou, está pronto. Acrescente ovos cozidos se quiser um prato mais forte.

Sopa de inhame com misso

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghu9ev0MJKiLjqxO-YebTvgAO97q2DesmCRO1Pp2_3yzmE1Tsnh1PqxvHsT4jdBPrcug_m0qLIVokJej586uBMBxc2myOADDlm549vXHRM_-2AfL6tAweBbPOQ5qnM3F15aVlvoC4F0FpN/s200/sopa-de-inhame.jpg
Cozinhe os inhames descascados com o mesmo tanto de água, uma ou duas folhinhas de louro e alguns dentes de alho inteiros; depois bata no liquidificador para obter um creme fino. Acrescente o misso, na base de uma colher de chá cheia por pessoa, ou dissolva com um pouco d’água numa tigelinha e deixe que cada um se sirva como quiser. (Algumas pessoas vão preferir sal.) Cebolinha verde picada, por cima, combina muito.

O misso, que é desintoxicante, é um alimento tradicional japonês muito usado como tempero, feito de soja fermentada com cereais e sal. Vem em forma de pasta. É muito rico em enzimas, proteínas e vitamina B12, devido ao seu processo de fermentação. Limpa o pulmão dos fumantes, restaura a flora intestinal, e acima de tudo dá um gosto todo especial à sopa. 

Bolo doce de inhame


Misture duas xícaras de inhame cozido com duas de aveia em flocos e duas de farinha de arroz integral (toste o arroz, bata no liquidificador em pequenas porções); meio litro de suco de laranja (ou outro líquido doce, como chá de estévia, ou leite de coco adoçado com melado); uma colher de sopa de manteiga, se quiser; umas pitadas de noz-moscada e canela em pó; frutas secas e castanhas picadas, ou banana madura em rodelas. A consistência da massa deve ser pastosa, nem aguada nem dura. Unte uma fôrma e leve ao forno quente durante meia hora, mais ou menos, mantendo a chama alta durante quinze minutos e baixando então para um ponto médio. 

Você sabe que o bolo está no ponto quando cheira. A partir daí ele vai secando, e quanto mais tempo ficar no calor, mais firme será sua consistência. Se quiser um bolo mais fofo, junte uma colherinha de café de bicarbonato de sódio dissolvida em suco de laranja no final do preparo da massa. Esse bolo dá um ótimo panetone quando leva frutas cristalizadas e é assado em fôrma alta.

Pão de Inhame



1/2 kg de inhame
1 pacotinho (10 gr) de fermento para pão
1/2 xícara de água morna (aproveite a água em que cozinhou o inhame)
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, aproximadamente
Gema batida para pincelar
Modo de preparo

Preparo:1hora10mins › Tempo adicional:1hora20mins descansando › Pronto em:2horas30mins 

Lave e descasque o inhame (aproximadamente 1/2 kg)
Coloque para cozinhar em água fervente. Passe o inhame no espremedor, não esqueça de reservar a água que usou. Você deve obter 2 xícaras de chá de purê de inhame.
Em uma vasilha, dissolva o fermento na água morna (não pode estar quente, mas morna).
Misture também o óleo, o açúcar, o sal, o purê de inhame e metade da farinha de trigo. Amasse e acrescente aos poucos o restante da farinha de trigo (a quantidade varia de acordo com a sua farinha e até da temperatura do local em que você mora. Eu só coloquei 4 xícaras e foi suficiente).
Continue sovando a massa até que ela não grude mais nas mãos. Cubra a massa e deixe crescer por mais ou menos 1 hora.
Amasse novamente, modele 2 pães e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Passe gema batida por cima dos pães e deixe crescer mais um pouco (uns 20 minutos). Asse em forno moderado (180-200 graus) por aproximadamente 40 minutos.


Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem

  Em 2011, o  Instituto Lado a Lado pela Vida  iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstic...