quinta-feira, 7 de maio de 2015

Palestra sobre o Solo

Palestras sobre a Conservação do Solo
 Engº Agrônomo Amauri Rodrigues e Geógrafo Gabriel Loschiavo
Local: Auditório da Etec
Quinta-feira (30/04/15)








ETIM – Período da Tarde
6º aula – 2MIN e 3MAD
7º aula – 1MAD e 1MIN
8º aula – 3MIN e 2MAD

Ensino Técnico – Período da Noite
1º aula – 1INF e 2INF
2º aula – 1MAM e MAM
3º aula – 1ADM e 2ADM

4º aula – 3INF, 3SEC, 3MAM e 3ADM

Palestra Promovida pelo Gremio Estudantil da Etec de Itanhaém

Expoetec 2MAM3

Apresentação do  projeto da Expoetec 2015
Tema: Reciclagem



Orientador: Profº José Adriano

Plantando Educação
Ambiental
Alunos:

Andre Alprstedt
Meiriane Lima de Oliveira
Regiane Carvalho de Moraes
Sandro Roberto
Renan Mendes 


     O resíduo sólido é hoje um dos maiores problemas que causam impactos ambientais, uma vez que existe uma grande quantidade, em torno de 7, 125 bilhões de pessoas gerando resíduos todos os dias e os descartando de maneira incorreta.
   Com a crescente preocupação em relação aos resíduos gerados e seu destino, estabeleceu-se a política dos 5R´S, que tem por objetivo ser introduzido num processo educativo a fim de causar uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos.
  Os 5 R’s são estabelecidos como REDUZIR, REPENSAR, REAPROVEITAR, RECICLAR E RECUSAR produtos que causam impactos significativos ao Meio Ambiente.
Em meio a essa situação, a Feira Expotec/Etec teve como tema sustentabilidade, a turma 2 MAM3 foi responsável por desenvolver um trabalho relacionado a reciclagem, o grupo “Plantando Educação”  desenvolveu objetos, brinquedos e utilidades a partir de materiais que seriam descartados, possivelmente o mesmos seriam encaminhados para o aterro de Mauá juntamente com os resíduos que são gerados na cidade.
  Os materiais coletados pelos alunos, garrafa pet, latas de leite ninho, madeiras de construção, latas de alumínio, potes etc... foram aproveitados para a produção de brinquedos como: robôs, caminhão, poxa, saltos de lata, panelinhas. Para produção de utensílios como: porta materiais de escritório, recipiente para coleta seletiva. Para produção de objetos: enfeites de casa, vasos de plantas etc..
  Durante a exposição na feira a grupo explicou a finalidade da reciclagem, e representou as varias formas de reutilizar vários produtos que estão presentes no dia-a-dia da população.
Para a concretização do trabalho houve dedicação e desempenho de todos os participantes do grupo.




Reciclagem com Estilo
Confecção de novas peças com objetos descartáveis

Alunos:

Amanda Dantas
Ana Beatriz 
Caio Vinicius 
Daniel Rebelo
Fabiana
Gabriel
Guilherme
Marlon Aguiar Mendonça 
Pedro Henrique
Raquel da Silva Santos 

VANTAGEM DE RECICLAR O VIDRO
O vidro é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas), ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade, além de gerar renda para milhares de pessoas que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados.
O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum.
TIPOS DE VIDROS RECICLÁVEIS
Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
Potes de alimentos
Cacos de vidros
Frascos de remédios
Frascos de perfumes
Vidros planos e lisos
Vidros de janelas
Pratos, tigelas e copos (desde que não sejam de acrílico, cerâmica ou porcelana)

MATERIAIS UTILIZADOS:
Recipientes de vidros variados (pote e garrafas em geral); Garrafas pet; Galão de água de 5 litros; Cola Branca; Cola de Silicone; Fita de Cetim; Corda de Sizal; Tinta Acrílica (cores variadas); Tinta guache (cores variadas); Barbante colorido; Miçanga de vidro; Vela; Óleo de cozinha; Uma foto 10x15; Areia de aquário.
METODOLOGIA UTILIZADA:
Utilizado pesquisa da internet e idéias do grupo para desenvolver os objetos do projeto.
Centro de Mesa
Material:
Garrafa de vidro; Barbante; Cola branca; Tesoura; Pincel; Pedaço de tecido
Passo a passo:

Com qualquer tipo de garra de vidro, lave a garrafa com água e sabão e seque bem. Passe cola apenas em uma parte da garrafa e comece a colar o barbante, o bom é passar cola aos poucos à medida que cobre a garrafa com o barbante.
Após ter colocado o barbante, passe novamente cola na garrafa e cole o tecido, com a ajuda de uma tesoura recorte as sobras do tecido. Aguarde a secagem.

Centro de Mesa 2
Material:
Garrafa de vidro de qualquer forma ou tamanho
Adesivo universal para artesanato (cola)
Corda de sizal (existem de várias cores e espessuras)
Feltro ou papel camurça
Tesoura
Passo a passo:
Comece passando a cola no bico da garrafa e vá fazendo a volta com o sizal. 
Dica: passe a cola aos poucos para evitar dela secar e puxe o fio de sizal firmemente e vá pressionando para colá-la aderir.
Provavelmente o bico não irá ficar com uma boa cobertura, não se preocupe, pois mostraremos o que fazer.
Como mostrado na foto, vá empurrando o sizal com o dedo para evitar que fique espaços que mostram a garrafa.

Enrola, enrola, enrola...
Faça o processo de enrolar até o fim, geralmente as garrafas têm esta parte debaixo dentada, procure enrolar até esta parte (para evitar se enxergar a garrafa).
Agora vamos aos acabamentos.

Risque o feltro ou papel camurça um círculo do tamanho do fundo da garrafa (use a própria garrafa de molde).

Passe o adesivo universal para artesanato no círculo.

Cole-o no fundo da garrafa.

Para o acabamento do bico da garrafa comece pela parte debaixo do bico, como mostra a foto, e faça o processo inverso, vá subindo. 


Enrole até esconder o bocal da garrafa.

CONCLUSÃO:
O vidro é um tipo de embalagem que serve para diversas coisas, além é claro de ser um material reciclável, ele é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia a dia e, ao ser descartado por pessoas e empresa pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do vidro reciclado. O tempo de decomposição do vidro segundo a grande maioria dos sites pesquisados é de tempo indeterminado. O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade.
Você sabia que ao colocar as garrafas de vidro no lixo você está arriscando a vida de vários coletores? Isso porque, eles não sabem o conteúdo que cada sacola carrega e podem acidentalmente se machucar com os cacos de vidro que tiver dentro delas. Portanto, antes de jogar esses objetos de vidro fora, pense bem aonde irá depositá-los. Esse é um excelente motivo para você pensar em reutilizá-lo.
Às vezes reutilizar um material é bem mais fácil do que se imagina, além de poupar recursos, você poupa o meio ambiente deixando de descartar materiais que poderiam ser reutilizados tomando nova vida.
Então, vamos ficar antenados e tentar ajudar o planeta. Por que pagar caro em peças de decoração se você pode por a sua criatividade para funcionar e fazer peças exclusivas?

















 







Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem

  Em 2011, o  Instituto Lado a Lado pela Vida  iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstic...